Coaching para professores; coaching para alunos

 

No artigo que escrevi sobre Abordagem vs. Contexto vs. Modelo em coaching, eu explico como nem todo o coaching é igual.

O coaching para o contexto escolar não é o mesmo que é vendido por aí como coaching. Aprender a utilização de um modelo, como o modelo GROW, pode ser útil — mas é limitado e insuficiente para o que é pretendido na formação e transformação dos professores e alunos.

Instructional Coaching

No seu livro Instructional Coaching, Jim Knight explora as razões porque a formação contínua dos professores têm tão pouco resultado. Da formação que é realizada, cerca de 4% é implementada. Isto significa uma perda significativa de mais de 96% — mesmo se fosse uma perda de 70%, seria grave … mas 96%??

Instructional Coaching é uma abordagem que acompanha de forma personalizada cada formando (professor ou aluno) após de uma formação e ajuda a implentar no seu dia-a-dia.

Uma “supervisão pedagógica” que não é para a avaliação, mas uma relação de quase “mentoria” entre um coach mais experiente e um professor (experiente ou principiante) na sua aprendizagem de novos conceitos e competências.

Quantas vezes já foi a uma formação que foi muito interessante, mas na segunda-feira as preocupações diárias tomam o controle da sua vida e a formação é esquecida?

No artigo “Transformação da Mente” eu explico como é necessário tempo e prática para adquirir novas competências … para desaprender antigos hábitos … para crescer e mudar.

O analfabeto do século 21 não será o que não sabe ler e escrever, mas o que não sabe aprender, desaprender e reaprender.

Alvin Toffler

Quais são as coisas que precisa de aprender? O que está na hora de desaprender e reaprender? Como vai fazer esta mudança? Quem ajudará? Como irá avaliar o seu pregresso?


NEIL MASON
Pós Graduação
Coaching & Mentoring
Universidade de Gloucestershire

neil@newmind.pt