Existem vários modelos da ferramenta DiSC, criado pelo psicólogo americano, William Moulton Marsten. Uns usam animais para cada um dos 4 elementos (Dominante, Influente, eStável, Consciencionso).

Uma ideia com os alunos da sua turma seria criar um modelo DiSC com os seus próprios animais! É uma forma de interiorizar cada aspeto do modelo, e fazê-lo de uma forma inesquecível!

No seu livro Taking Flight (Pearson), Merrick Rosenberg e Daniel Silvert mostram como os quatro estilos, representados nos 4 pássaros, a águia, o papagaio, o pombo, e a coruja, podem entender melhor um ao outro a partir para uma colaboração que faz voar mais alto!

Auto-conhecimento (Knowing )

O DiSC ajuda a cada pessoa conhecer-se melhor. Saber quais são as suas competências, e quais os seu defafios. 

Trabalho em Grupos (Knowing You)

Quantas vezes o professor colocar os alunos em grupos para colaborarem num projeto. Momento mais tarde apercebe-se que algo não está a funcionar! Pois não, a tendência dos alunos é se juntarem nos grupos dos seus amigos. Imagina com esta ferramenta como o professor começa a reconhecer os diferentes estilos de cada aluno e o professor orienta a criação de grupos mistos com elementos de cada estilos de DiSC. 

Formador DiSC

Neil Mason · neil@newmind.pt