Although most of this section is in Portuguese.
You will find some articles in English.


O que é um educólogo?

Há muitas areas de especialidade no mundo da educação. De certa forma, podemos talvez dizer que todos serão de alguma forma “Educólogos“, mas esta designaçao, embora ambígua e abrangente, é usado para alguém que será um especialista educativa, mas não necessáriamente um professor.

Um educólogo pode ser um especialista em psicologia da educação, mediadores escolares ou mediadores interculturais, mediadores de conflitos em contexto escolar, desenvolvimento curricular, formação de professores, formação de adultos, e muito mais. Geralmente, será alguém que tem um foco nas áreas das Ciências da Educação.

Nem todos os educólogos irão trabalhar em exatamente a mesma área. Haverá quem trabalha nas áreas de formação de adultos, outros em escolas e autarquias, outros em instituições de solidariedade social ou de proteção, e ainda outros em áreas de cultura (museus, teatros, etc.) ou de lazer (organizações desportivas, por exemplo).

Quais são as Ciências da Educação?

Elas incluem disciplinas teóricas como a psicologia da educação, história
da educação, sociologia da educação, sociologia e educação familiar, desenvolvimento curricular, avaliação em educação, análise de politicas educativas, pedagógia, entre outros. E ainda áreas práticas como a mediação, formação de adultos, desenvolvimento local, intervenção comunitária, multimédia na educação, entre outros.

Onde se estuda para ser educólogo?

Uma lista de licenciaturas, mestrados, etc. em Ciências da Educação (CE) em Portgal. Existirão outros, mas partilhamos aqui uma seleção.

http://www.fpce.up.pt — Universidade do Porto
https://www.uc.pt/fpce — Universidade de Lisboa
http://www.ie.ulisboa.pt — Universidade de Coimbra
https://www.ie.uminho.pt/pt — Universidade doMinho
https://www.ulp.pt/mestrado/ciencias-da-educacao — Universidade Católica
https://www.ualg.pt/pt/curso/2872 — Universidade do Algarve


DISC for education

Leia mais sobre DiSC para educação no artigo Knowing Me, Knowing You.

profcare_Mag

Revista ProfCare de Newmind.


APPI eJOURNALYear 2 | 17 | Spring 2020